• Arquivos

  • Calendar

    June 2015
    M T W T F S S
    « May   Nov »
    1234567
    891011121314
    15161718192021
    22232425262728
    2930  
  •  
  •  

Teoria de Nash

    A recente morte do matemático John Forbes Nash Jr. (aquele mesmo que foi interpretado por Russell Crowe no filme ganhador de Oscar “Uma Mente Brilhante”), juntamente com o fato de que muitas pessoas com as quais comentei o fato, principalmente do meio do poker, sequer sabiam quem ele era, me inspiraram a escrever este texto.

    Mas vamos lá, afinal qual a relação de um matemático, vencedor do prêmio Nobel de Ciências Econômicas, com o nosso amado esporte? John Nash, além de outras áreas, trabalhou com a teoria dos jogos e desenvolveu uma tese conhecida como Equilíbrio de Nash, vou tentar explicar aqui um pouco desta teoria e a sua relação com o poker.

PokerStars divulga premiação garantida do Main Event no WCOOP 2015.

    Nash classificou os jogos em dois tipos, cooperativos e não cooperativos, sendo este segundo o que mais nos interessa, pois estes são os jogos onde os agentes tomam uma decisão sem conhecer a decisão dos outros agentes. Para entendermos melhor vamos a um exemplo conhecido como “Dilema do Prisioneiro”:

Dilema do Prisioneiro

    Neste exemplo temos dois prisioneiros, cúmplices de um crime, interrogados separadamente sem poderem se comunicar um com o outro. Se os dois prisioneiros ficam em silêncio, a polícia não tem nenhuma prova contra este crime e ambos ficam presos por apenas um ano acusados de crimes menores, se um dos prisioneiros entrega o parceiro e o parceiro permanece em silêncio, o acusado é sentenciado a 10 anos e o delator fica livre, e no último cenário os dois se acusam e ficam presos 5 anos cada um. Não sabendo qual será a decisão do seu cúmplice qual seria a melhor coisa a se fazer?

    Não vou me estender muito aqui, principalmente na parte matemática, pois existem milhares de belos textos de especialistas no assunto espalhados pela internet, mas se colocadas as opções de ambos em uma matriz, chegamos à conclusão que a melhor opção é acusar o seu cúmplice, pois esta seria a melhor situação independente das decisões dele, já que, se ele fica quieto vai preso por 10 anos e você fica livre, e se ele te entrega, você divide a sua pena pela metade entregando ele também.

Esta situação onde temos uma estratégia que não pode ser melhorada unilateralmente, pois não podemos alterar a estratégia do nosso adversário, é chamada de equilíbrio de Nash.

Relação com o Poker

   Acho que já deu para entender a relação de John Nash e de sua teoria com o poker, que é um jogo onde temos que formular uma melhor estratégia e tomarmos as melhores decisões sem conhecer as decisões dos adversários. Mas na prática como podemos utilizar essa teoria?

   Existe uma tabela onde foram construídas simulações matemáticas, nos dizendo qual o range de equilíbrio de shove de acordo com o nosso stack e a nossa posição na mesa. O que também é conhecido como range inexplorável. Quem quiser saber mais sobre o assunto é só fazer uma pesquisa na internet.
Por hoje é isso, espero ter ajudado e instigado a curiosidade de vocês, estimulando o estudo. Falando em estudo, vocês sabem quais são os Teoremas mais efetivos no poker? Clique e confira

Abraço e até a próxima.

#LBPokerTeam
#mqbtimao

 

About Marcio Quadros

Marcio Quadros Baltazar, 34 anos, natural de Ribeirão Preto – SP, atualmente mora em Passo Fundo – RS, empresário, gremista, também é fã de futebol americano e torcedor do Indianapolis Colts. Começou a jogar em casa com os amigos, depois descobriu o jogo online e começou a frequentar o clube de poker de sua cidade (onde atualmente é gerente). Depois de alguns depósitos de dez dólares percebeu que precisava estudar se quisesse ter lucro ao invés de jogar apenas por diversão, comprou então seu primeiro livro “Aprendendo a Jogar Poker”, do Leo Bello, e desde então estuda e busca a evolução no jogo. Em 2011 teve que se afastar momentaneamente do poker para fazer tratamento contra um câncer, do qual está totalmente recuperado desde meados de 2012, quando voltou aos estudos e aos panos com o objetivo ainda maior de se tornar um jogador profissional. Atualmente, foi selecionado para o time do Leo Bello, onde pretende, através de muito estudo e dedicação, aprender e evoluir no esporte da mente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*